Compartilhe:

blog, CURIOSIDADES, TENDÊNCIAS18/08/2025

Underwear na Moda: história, tendências e estilo no dia a dia

Antes, via-se a lingerie como uma peça exclusivamente íntima, usada por baixo das roupas, sem qualquer protagonismo.

Além disso, com o tempo, surgiu uma trend ousada: o underwear como protagonista do look. Ou seja, o que antes ficava escondido passou a aparecer no street style, tapetes vermelho, cliques das celebridades e vídeos virais no TikTok.

Hoje, bodies, sutiã e corsets saem da gaveta para as ruas, e a pergunta que fica é: quando a lingerie deixou de ser segredo para se tornar item de moda?

Um breve olhar histórico

O flerte da moda com o underwear não é recente.

Nesse contexto, no século XIX, os corsets moldavam silhuetas e sustentavam vestidos volumosos — ou seja — eram peças funcionais, mas também símbolos de um padrão estético restritivo.

As pessoas deixaram de usá-los até resgatarem esses itens como peça de moda no final do século XX, agora com mais liberdade.

Nos anos 80 e 90, nomes como Madonna e Jean Paul Gaultier levaram a lingerie para o centro dos palcos e passarelas, transformando-a em ícone de provocação e poder. Quem não lembra do icônico sutiã de cone?!

Já nos anos 2010, o bralette virou febre, as transparências foram um hit e as estampas coloridas à la Victoria Secrets conquistaram o coração de todas.

Foi nesse cenário que as passarelas começaram a explorar a lingerie como peça de impacto, mostrando que ela podia sim ser destaque nas grandes semanas de moda.

A influência das passarelas

E cá entre nós: se há algo que a moda de luxo sabe fazer, é ditar narrativas. Dolce&Gabbana, Balenciaga, Versace e tantas outras casas de moda transformaram bodies, bustiers e slip dresses em protagonistas de coleções memoráveis.

As passarelas tiraram a lingerie do “esconderijo” e a transformaram em uma peça de moda.

Por isso, o que desfila sob os holofotes de Paris ou Milão não demora para adentrar o universo fashion, rapidamente se reinventando em produções do dia a dia ou looks sofisticados.

O papel do conforto e da tecnologia

Dessa forma, a lingerie conquistou espaço no guarda-roupa feminino porque a moda evoluiu para acompanhar o corpo e o estilo de vida contemporâneo.

Tecidos tecnológicos, modelagens anatômicas e acabamentos impecáveis transformam esse tipo de peça em itens funcionais e desejáveis.

Hoje, o underwear não serve apenas para apertar ou moldar: ele abraça o corpo e acrescenta estilo e protagonismo a qualquer produção. Ele deixou de ser coadjuvante e passou a ditar o visual.

A lingerie como expressão pessoal

No fim, a ascensão do underwear como moda é sobre muito mais do que tendências.

Além disso, é sobre autoestima, liberdade de se vestir para si mesma e entender que uma peça íntima também pode ser statement.

Na DoisRios, isso tudo é traduzido em coleções que unem design, conforto e versatilidade. Dos bodies de renda aos conjuntos Seamless, cada criação é pensada para acompanhar a mulher em todos os seus momentos.

Porque – no fundo – a lingerie sempre foi sobre se sentir bem. A diferença é que agora, ela também quer ser vista.